Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Três municípios do Piauí podem voltar às urnas para escolher prefeito

Batalha, Isaías Coelho e Simões, são as três cidades do Piauí que terão nova eleição em 2013 para a escolha do prefeito. A data para o novo pleito ainda não foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-PI). Nas três cidades o candidato eleito teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral.

 No dia 11 de dezembro o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou o registro da prefeita eleita de Batalha, Teresinha de Jesus Lages (PSB). No entendimento do Juiz da 45ª Zona Eleitoral, Luis de Moura Correia, ela não se afastou do cargo de Assessora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o que causou a sua inelegibilidade. O advogado da prefeita eleita recorreu da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O registro de candidatura de Edilberto Abdias de Carvalho (PSB), que concorreu à reeleição e obteve 56,95% de votos para a prefeitura de Simões, também foi cassado pelo TSE. A decisão seguiu voto da relatora do processo, ministra Laurita Vaz, que reverteu decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí por entender que, caso assumisse o cargo de prefeito, o político exerceria seu terceiro mandado no município.

Na cidade de Isaías Coelho Everardo Moura foi eleito com 57,51% dos votos válidos. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí deferiu seu registro, mas o Ministério Público recorreu da decisão ao TSE sob a alegação de que o candidato estaria inelegível por ter tido o mandato conquistado em 2008 cassado pela Justiça Eleitoral, fato que resultou a eleição suplementar de 2010.

De acordo com o TER-PI há outros processos pedindo a cassação do registro de candidatos que concorreram às eleições municipais em 2012, mas os julgamentos só acontecerão após o dia 7 de janeiro, quando o tribunal retorna do recesso.

Entre 2009 e junho deste ano, foram realizadas 163 eleições suplementares no país, relativas a processos da corrida municipal de 2008. O Nordeste foi a região onde mais ocorreram eleições suplementares com um total de 71 municípios. Só no Piauí foram realizadas 25.

 Blog Chagas Fotografias

G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário