Goverdo do Estado do Piauí

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Estado de saúde de Niemeyer é gravíssimo

O estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer é gravíssimo, informou na noite desta quarta (5) a assessoria do hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio.

De acordo com boletim médico divulgado no início da tarde, assinado pelo médico Fernando Gjorup, em razão de uma infecção respiratória, "o paciente está respirando com a ajuda de aparelhos e encontra-se sedado".

No fim da tarde, um neto do arquiteto lamentou o estado de saúde do avô pelo Twitter. "Como gostaria de mudar o rumo desta situação crítica", disse o fotógrafo Kadu Niemeyer. "Meu avô é tudo de bom nesta vida. Meu pai, amigo e tudo mais", disse o neto pelo microblog.

Ao longo de 2012, o arquiteto enfrentou três internações. A última delas ocorreu em 2 de novembro em decorrência de uma desidratação.

Na sequência, surgiram problemas renais, quadro agravado em 19 de novembro, quando os médicos constataram uma hemorragia digestiva, que obrigou o paciente a iniciar sessões de hemodiálise.

Em outubro, Niemeyer passou duas semanas internado no Samaritano também por problemas associados à desidratação. E, cinco meses atrás, a razão da internação foi uma desidratação associada a uma pneumonia, combinação que levou o arquiteto a ficar por 16 dias no hospital.

Desde 2009, as internações passaram a fazer parte da rotina de Niemeyer. No mesmo ano, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na época, permaneceu 24 dias internado. Passou pelo processo de recuperação até enfrentar uma infecção urinária, em 2010.

Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário