Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bancada diverge sobre projetos de combate a seca no Piauí em reunião


 

A bancada está divergindo sobre os projetos que devem ser focados para combater a seca nesse período emergencial. A maior parte dos parlamentares defende a integração das bacias hídricas com os rios São Francisco, Canindé e Piauí.


 


 

O projeto está avaliado em R$ 1 bilhão e vai integrar as maiores barragens do Estado: Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço Marruá, Piaus até a barragem de Bocaina.

 

A obra foi apresentada pelo secretário Dalton Macambira. Segundo ele, a intenção é abastecer o semiárido e perenizar os rios.


 


 

O senador João Vicente Claudino e o deputado Assis Carvalho junto com a bancada do PT estão defendendo a integração das bacias do Piauí ao São Francisco.


 


 

Assis Carvalho disse que a Adutora do Sertão é um "projeto utópico" e "que foge do projeto defendido pelo governo federal".


 


 

O senador Ciro Nogueira e a deputada Iracema Portela defendem a Adutora do Sertão. Segundo ela, é um projeto que resolve definitivamente o problema da seca no Estado, pois os que são apresentados são apenas paliativos. "É um projeto caro, complexo, que a Agespisa está fazendo estudo de viabilidade, que vai resolver de forma definitiva o problema da seca, que o maior problema enfrentado no Estado", comentou a deputada.

 


 

Em reunião na Funasa na manhã desta segunda (12), a bancada piauiense no Congresso conheceu o projeto da Adutora do Sertão do Piauí, que vai beneficiar cerca de 600 pessoas no semiárido. 


 


 

A apresentação do projeto foi feita por Francisco Lages, diretor geral da CPRM. Segundo o diretor, a adutora tem 700 Km de extensão, saindo de Corrente até Pio IX, beneficiando 51 municípios.

 

A reunião foi presidida pelo senador João Vicente Claudino (PTB), e estão presentes o senador Wellington Dias (PT) e os deputados Júlio César (DEM), Iracema Portela (PP), Osmar Júnior (PCdoB), Jesus Rodrigues (PT), Paes Landim (PTB), Nazareno Fonteles (PT) e Assis Carvalho (PT). Não compareceram à reunião o senador Ciro Nogueira (PP), os deputados Marllos Sampaio (PMDB), Hugo Napoleão (DEM) e Marcelo Castro (PMDB).

 


 

Na reunião, a bancada está definindo ações de segurança hídrica com foco voltado para minimizar o drama da seca no Estado. 


 


 

Duas propostas foram apresentadas: a construção da adutora do Sertão, que interligaria o Rio São Francisco; e a integração das bacias hídricas, proposta do secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira.


 


 

O diretor geral da CPRM, Francisco Lages, disse que "a Adutora do Sertão não precisará de Estação de Tratamento, pois tem água potável de excelente qualidade e o impacto ambiental é mínimo".

 

Ainda segundo ele, será possível abastecer uma média de 120 a 150 habitantes por dia.


 


 

O senador Wellington Dias questionou se existem projetos. Francisco afirmou que a responsabilidade é da Agespisa. Iracema informou que a empresa está fazendo um estudo de viabilidade da obra.

 

O governador Wilson Martins, neste final de semana, teve reunião com a presidente Dilma sobre a Adutora do Sertão.


Fonte cidade verde

Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário