Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Rebelião termina com um morto e três feridos em Esperantina


 


A Rebelião dos detentos da Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebêlo, da cidade de Esperantina, que teve inicio por volta das 12 h40min da tarde de hoje (16) e terminou no início da noite, registrou uma morte e três presidiários feridos. O presidiário assassinado pelos próprios detentos, é o barrense Francisco Pereira Alves Neto que estava preso acusado de estupro. Já os demais feridos são conhecidos como: Neguinho do Padre, Cleito e Jojô, sendo que este último teve que ser transferido as pressas para o Hospital de Urgência de Teresina.

 

 

 

Os presos foram transferidos para Parnaíba e Teresina.

 

 

 

O reforço do RONE e do BOPE, foi solicitado para garantir a segurança dos detentos, dos funcionários e da população em geral.

 

 

 

De acordo com a Secretaria de Justiça, o “provocador” do motim seria apenas um detento que está sendo identificado. O detento teria liderado a movimentação em todos os pavilhões e “insuflado” os outros demais grupo de presos.

 

 

 

A queima dos colchões causou uma densa fumaça, os presos ficaram todos fora das celas e ocuparam todo o pátio do presídio.

 

 

 

Exigiram a presença do Juiz de Direito Dr. Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos, com o objetivo de participar também das negociações e da Defensora Hellen Brandão.

 

 

 

As negociações foram conduzidas pelo Major Erisvaldo Viana que acertou com os detentos e que amanhã dia 17 estará chegando na cidade o Desembargador Paes Landim e Dr. Alberto Milfont, juiz corregedor do Tribunal de Justiça para fazer as correições de todos os processos.

 

 

 

Os detentos estão reivindicando transferência para outros presídios do Piauí, por quê alegam que sofrem maus-tratos e também reivindicam melhores condições na prisão, alegando que seus direitos não estão sendo respeitados. Também pedem melhor alimentação.

 

 

 

O presidio ficou parcialmente danificado devido os presos quebrarem as paredes de todos os pavilhões e fizeram armas dos vergalhões de ferro que sustentavam as paredes.

Fonte Efrém Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário